sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Nem todos os que vagueiam























Nem todos os que vagueiam estão perdidos.
Há no vaguear uma esperança ténue
De se encontrar algo,
Mesmo quando nada se procura
E nada se espera.

Nem todos os que vagueiam estão perdidos.
Por vaguear não quer dizer que se não saiba o caminho,
Mas vagueando,
Pode encontrar-se um caminho alternativo,
Um trilho melhor que nos ofereça,
Talvez não o piso mais fácil,
Mas uma paisagem mais bela.

Por isso,
Não nos indiquem o caminho,
Que não andamos perdidos.
Vagueamos.
Não procuramos nada.
Ninguém.
Não fugimos também.
E no entanto,
Sabemos bem o valor dum abraço,
Duma mão amiga que nos ajuda a subir,
Ou nos ampara na descida,
Do companheiro que caminha ao nosso lado.

Nem todos os que vagueiam estão perdidos.
Querem, talvez, apenas ver a vida do lado de fora do rebanho,
Longe da multidão.
Andar devagar
E de olhos bem abertos,
Para que nada escape ao coração.

Haveremos de chegar.




NOTA AO POEMA: O título provém duma frase citada por J.R. TOLKIEN no Senhor dos Anéis: "Not all those who wonder are lost". É igualmente uma citação bíblica. As semelhanças com o meu poema param aqui. Este é um dos meus poemas mais lidos e mais copiados. Isso mesmo: copiados. Agradeço pois que o não façam, remetendo-vos para a mensagem no topo direito do meu blog sobre direitos autorais. obviamente, o alerta serve para todas as minhas palavras aqui publicadas.

4 comentários:

João Victor disse...

Olá, é um belo poema. Já conhecia a frase de Tolkien, mas não sabia que se tratava também de uma citação bíblica, fiquei surpreso. Você sabe dizer em que parte da bíblia se encontra essa frase? Desde já agradeço. João Victor

Unknown disse...

Olá João Victor,
Obrigado por seu comentário. Na verdade encontramos muitas analogias bíblicas para o sentido desta frase "Nem todos que vagueiam estão perdidos". Veja Mateus 7:15 que aconselha "cuidado com certos profetass que vêm vestidos de cordeiro mas são lobos selvagens no seu coração". Tolkien escreveu (na eprsonagem de Aragorn): "Eu pareço louco, mas sinto-me justo. Nem todo o ouro brilha, nem todos os que vagueiam estão perdidos". Veja também esse site (em inglês) com referência as cartas de S. Pedro 1:17-19 (http://www.hopeport.org/wp-content/uploads/2010/08/1Peter1_17-19.pdf). Volte sempre.

Elaine S. Santana disse...

Que poema incrível! Me indentifique tanto, e era o que eu precisava ler. De arrepiar. Sei que não te conheço, mas tenho que dizer: obrigada pela criação dele.
Cheguei aqui por causa da frase do Tolkien, que também tem em mim um efeito como o seu poema teve. Obrigada, obrigada!

Elaine Santana

Leila disse...

Aconteceu a coisa mais louca comigo. Fiz um texto também inspirado nessa frase do Tolkien, ele está na minha página do Facebook. Alguém comentou grosseiramente que era ilegal copiar sem direitos autorais, que meu texto era de uma tal de "Bela Tavares", na hora pensei "alguma fdp copiou meu texto e publicou como dela". Copiei um fragmento e fui procurar. Resultado: não achei nada de nenhuma Bela Tavares, mas achei esse seu. Achei incrível a semelhança, mas thank god não é tanta a parecer plágio. Parabéns pra nós duas, eu acho :)